Brasília recebe 5ª edição da Campus Party com novas atrações

CPBSB5 terá campeonato gastronômico com carne produzida em impressora 3D e desfile de moda de roupas tecnológicas e wearables
Foto: SECTI DF

Brasília, 5 de abril de 2023 – Começa hoje na Arena BRB Mané Garrincha a 5ª edição da Campus Party Brasília. O maior festival sobre tecnologia, disrupção, empreendedorismo e STEAM do mundo, ocorre até às 18h horas do domingo, 9 de abril, com uma série de novidades em sua programação. Ao longo de todos os dias, a expectativa é receber um público de mais de 100 mil visitantes, sendo 7 mil campuseiros, que terão acesso a mais de 500 palestrantes e atividades que acontecerão praticamente 24 horas por dia. Além disso, o público poderá usufruir de uma internet com velocidade de 20GBps, fornecida pela Use Telecom.

A #CPBSB5 ocupará o anel interno do estádio Mané Garrincha em seu formato original com: Camping, Arena e Open Campus. No camping já estão montadas as 2 mil e quinhentas barracas que servirão de casa para os campuseiros durante os cinco dias do evento. Na Arena, localizam-se três palcos – What´s Next, Code The Future, e Petrobras; oito espaços de workshops, sendo dois produzidos pela organização e outros 6 pelas comunidades, além de uma arena de disrupção. Por esses espaços passarão nomes como de Nobru, Gordox e Muca Muriçoca, Nathalia Arcuri, Breno Jordan, Diana Zambrozuski, In Hsieh, Tawna, Dado Schneider, entre outros.

“Para essa edição da Campus, que tem como tema central o universo dos Games, investimos em nomes importantes do universo dos eSports, além de outras personalidades e empresários das áreas de conhecimento da Campus como tecnologias disruptivas e empreendedorismo. Acreditamos que o grande valor do evento é promover a troca de conhecimento e o networking para um melhor desenvolvimento da tecnologia, ciência e empreendedorismo brasileiro e por isso, estamos investindo, cada vez mais, em ativações de experiências e network” explica Tonico Novaes, CEO da Campus Party Brasil.

Já para o secretário Executivo de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Fabio Souza, , “a Campus, além de ser um dos maiores eventos de inovação e empreendedorismo do mundo, tem um papel importante na política de Ciência, Tecnologia e Inovação  do Distrito Federal, sobretudo para a inclusão de jovens empreendedores no mercado”.

Esse ano também ocorrerão 2 hackathons que seguem a temática principal da CPBSB5 – o universo gamer. No desafio Fliper Jam, os participantes serão desafiados a criarem um jogo, utilizando o layout de controles de fliperama, com as plataformas que estarão disponíveis gratuitamente na Fliper Jam. O melhor jogo segundo a banca avaliadora receberá R$ 7.500,00 de premiação assim como o melhor jogo segundo o voto dos campuseiros. Já o hackathon 4.Events tem como objetivo incentivar a criação de comunidades de diversos tipos, seja ela de tecnologia. Para isso, a 4.Events criou um desafio que estimula a geração de melhorias para o seu app 4.community, nas mais diversas áreas. O melhor projeto será premiado com R$ 3 mil + licença vitalícia do 4.community.

A Open Campus, área aberta e gratuita a todo o público, reunirá os espaços de maior novidade no evento. A área que funcionará entre 6 e 8 de abril, das 10h às 20h, com circulação permitida até às 21h e no domingo, 9, das 10h às 16h, com circulação até às 17h, receberá uma grande Arena Gamer – a Campus Play – onde ocorrerão palestras, atividades e campeonatos de eSports, além das novas competições: Printer Chef e Campus Party Fashion Tech.

“Reservamos para a Open Campus as principais novidades do evento pois acreditamos que ela é a porta de entrada para a formação de novos campuseiros apaixonados. No Printer Chef, faremos uma competição gastronômica com pratos feitos a partir de carne impressa em impressora 3D, e na Campus Party Fashion Tech, com o apoio do projeto Nana, promoveremos um desfile de moda de criações que usam novas tecnologias e wearables. Além disso, fechamos uma parceria com a Los Grandes, uma das maiores organizações brasileira de esportes eletrônicos, que promoverá uma série de atividades como palestras, Meet & Greet com influenciadores e participações ao vivo nas transmissões dos jogos dos campeonatos que ocorrerão dentro da Campus, dando um maior destaque para a nossa área Play”, complementa Tonico.

Além disso, na área Open, os visitantes terão uma série de atrações que são sucesso de público como, por exemplo, a Arena Drone – que contará com a apresentação da primeira equipe profissional feminina – a Área de simuladores, o Palco Fábrica de Empreendedores, os projetos da Campus Future e a área de Startup 360, que reunirá 40 startups que terão a oportunidade de mostrar suas soluções e inovações para o público que visitar o evento.

Todas as palestras poderão ser acompanhadas em tempo real no site oficial da Campus Party Brasil, via streaming. Também é possível acompanhar a programação completa no novo aplicativo – Campus Party Brasil. Para baixar é só acessar as lojas App Store e Play Store.

Serviço Campus Party Brasília – 5ª edição

Arena: das 12h do dia 5 de abril às 17h do dia 9 de abril.

Open Campus: de 6 a 8 de abril, das 10h às 20h, com circulação até às 21h.

                            dia 9 de abril, das 09h às 16h, com circulação até às 17h.

Local: Arena BRB Mané Garrincha (Eixo Monumental – SRPN)

Fonte: SECRETARIA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DF